sábado, 23 de junho de 2007

[Os Celtas] Será verdade? História Geral - Professor Elmo

Gregos e Romanos como colônias celtas?
Os Celtas tiveram duas grandes ondas migratórias, ou seja, em dois momentos começaram a se espalhar como diria o cantor Vini "água morro abaixo e fogo morro acima". Primeiro foi em 1800 aC., quando surgiu a idéia de terra sagrada, precisavam achar esta terra sagrada, saíram então por todas as direções.

No princípio moravam na região da Alemanha, mas foram para onde fica hoje a França, a Itália, Grécia, Espanha, Portugal e mesmo a Turquia. Levaram com eles suas lendas, suas histórias sobre os 4 artefatos sagrados, e seus costumes . Certamente esses costumes influenciaram os futuros gregos e romanos, mas daí a dizer que eles fundaram esses povos.

O fato é que não dá para dizer que um povo é fundado, aos poucos pessoas de vários locais vem para uma mesma terra, lá se encontram, trocam informações e acabam desenvolvendo uma cultura própria, a Grécia e Roma não são colônias celtas, mas com certeza eles estiveram lá, e fizeram parte destas sociedades

Uma vez tendo chegado à Inglaterra, uma nova onde migratória ocorreu, queriam espalhar para todos os outros celtas as ciências druídas, o contato se fazia em geral em torno deles. Assim os homens mantiveram-se nas terras em que moravam já que os druídas vinham até eles, ocupando portanto um vasto território. O seu contato com os povos do Mediterrâneo foi constante, embora sempre se diga que não se entenderam muito bem. Os Romanos que o digam, levaram séculos para consquistá-los, tanto na França (de onde surgiu a história de Asterix e Obelix) como na Inglaterra, tanto que jamais a conquistaram por inteiro.

Nenhum comentário: