domingo, 3 de junho de 2007

[História] Neonazismo - Professor Elmo

A imigração e a dificuldade de assimilação dos trabalhadores das regiões periféricas da economia européia; a recessão e o desemprego; a degradação do nível de vida; a diminuição da arrecadação de impostos e o ressurgimento de velhos preconceitos étnicos e raciais favorecem, a partir dos anos 80, a retomada de movimentos autoritários e conservadores denominados neonazistas.
Os movimentos manifestam-se de forma violenta e têm nos estrangeiros o alvo preferencial de ataque. Valendo-se também da via institucional parlamentar (Frente Nacional, na França; Liga Lombarda e Movimento Social Fascista, na Itália) para dar voz ativa às suas reivindicações, os movimentos neonazistas têm marcado sua presença na Europa, em especial na Alemanha, Áustria, França e Itália.
No Brasil, “carecas”, skinheads e white power são alguns dos grupos em evidência nos grandes centros urbanos, promovendo ataques verbais, pichações e agressões dirigidas principalmente contra os migrantes nordestinos e a comunidade judaica.

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom esse comentário, pequeno mas de facil entendimento....... valeu agora eu sei um poco mais de neonazismo!

Unknown disse...

Está muito mal informado, amigo. Carecas, skinheads e white powers são grupos bem divergentes. Estude um pouco.