quarta-feira, 13 de junho de 2007

Lamarca: Cézar Silva

Li no jornal O Globo a seguinte notícia:

Será apresentado hoje à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça o relatório sobre o pedido de promoção do ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, morto em 1971, na Bahia, como um dos principais líderes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). O pedido foi apresentado por Maria Pavan, viúva de Lamarca. Se o pleito for atendido, Lamarca poderá ser promovido a general, e a viúva terá direito à correção da pensão e a um valor relativo à diferença dos salários não recebida ao longo dos últimos anos.
A comissão deve apreciar ainda pedido que garante a Maria e os filhos de Lamarca, Cláudia e César Pavan, uma compensação financeira pelo período que passaram exilados em Cuba.

Antes de deixar o Exército e partir para a guerrilha com os colegas de VPR, Lamarca mandou a mulher e os dois filhos para Cuba.


COMENTÁRIO: Com o golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil, houve posteriormente um gradativo endurecimento do regime que levaria ao surgimento de grupos guerrilheiros que se lançaram à luta armada. Entre esses guerrilheiros que para financiar a luta contra a ditadura recorreram a assaltos e a seqüestros de diplomatas, estava o Capitão do Exército Carlos Lamarca. Exímio atirador e brilhante estrategista, integrou-se a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), criou um foco de guerrilha rural, no vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo. Na luta contra o regime militar, o capitão Lamarca foi morto no sertão baiano no ano de 1971.

Outros grupos guerrilheiros

Aliança de Libertação Nacional: Sob a liderança de Carlos Marighella, operou nas regiões da grandes capitais brasileiras.

Guerrilha do Araguaia: Movimento que envolveu mais pessoas e o mais longo, foi organizado por membros do PC do B.


Nenhum comentário: