domingo, 27 de maio de 2007

Brasil colonial:Cézar Silva

Nem só de açúcar e ouro vivia o Brasil

No período colonial, embora com uma produção determinada pelo interesse externo, a colônia não se limitou aos “ciclos do pau-brasil, do açúcar e do ouro. Em diferentes regiões e épocas outros gêneros foram produzidos.
O algodão teve no Maranhão e o Grão-Pará como área de cultivo mais antiga. Com ele eram feitos tecidos, apesar da proibição metropolitana, e em alguns casos os seus novelos serviam como moedas. Ceará, Pernambuco, São Vicente e Goiás foram outras áreas onde seu plantio ocorreu.
O fumo, desenvolvido paralelamente à lavoura canavieira, servia como valor de troca para obtenção de escravos e era também exportado para a Europa.
O Cacau, de início coletado como droga do sertão, passou a ser produzido na época de Pombal, Licores chocolates e manteiga eram resultantes do seu aproveitamento. Os primeiros cacauais localizaram-se na Bahia.
Ligado à pecuária e extraído nas margens do rio São Francisco e no litoral, do Maranhão ao Rio de Janeiro, o sal começou a sofrer restrições na sua produção a partir de 1665. Ele fazia concorrência com a produção de Setúbal, Figueira e Alverca, regiões salineiras portuguesas.
Pesca da baleia desenvolveu-se nos séculos XVII e XVIII. Do cetáceo se extraía o óleo para a iluminação, o alimento, a massa para construções (misturada com a cal) e objetos de preparo artesanal. E início a atividade era de estanco, mas a diminuição dos animais em mares brasileiros – determinada pela ação de baleeiros ingleses e norte-americanos das Ilhas Malvinas – leva à abolição do monopólio real, em 1801.

História da Sociedade Brasileira

Comentário: Além das atividades econômicas citadas, podemos apontar a pecuária bovina, desenvolvida no sertão nordestino e no sul do Brasil, como atividade de suma importância para a o mercado interno, com enorme contribuição na integração de várias regiões e que utilizou muito pouco a mão-de-obra escrava.

Significado de alguns termos

Grão-pará: Divisão administrativa abrangendo o norte da colônia que se estendia do Ceará ao Pará.
Estanco: Monopólio real
Drogas do sertão: produtos extraídos da floresta, tais como: cravo do maranhão, canela, castanha-do-pará, cacau, urucu, guaraná, tabaco silvestre, resinas, sementes oleaginosas
.

Um comentário:

Anônimo disse...

quem puder me enviar provas da uern eu fico grato

joao_ademar89@hotmail.com