sábado, 26 de maio de 2007

PERSONAGENS MASCULINOS NA LITERATURA

1. "Liderei a expedição que levou os portugueses por mares nunca dantes navegados. Narrei a gloriosa história de meu país a reis na África e nas Índias. Enfrentei todos os desafios, venci e fui recompensado com prazeres intensos na Ilha dos Amores. Quem sou eu?"

a)Gigante Adamastor, de "Os Lusíadas";
b)Dom Sebastião, rei de Portugal;
c) O Velho da Horta, de "A Farsa do Velho da Horta";
d)Vasco da Gama, de "Os Lusíadas";
e)Galaaz, de "A Demanda do Santo Graal".

2. "Muitos atribuem a mim o início da formação de uma raça brasileira após minha união com Ceci. Mas a história que com ela vivi reproduz a relação de um guarda com sua senhora e não de dois amantes. Eu a defendi contra ameaças de outros índios , como eu , e de outros colonos , como ela. Sou:"

a) Peri, de "O Guarani";
b) Cacambo, de "O Uraguai";
c) Ubirajara, do romance do mesmo nome;
d) Loredano, de "O Guarani";
e) Irapuã, de "Iracema".

3. "Comecei do nada. Só tinha a companhia de Bertoleza. Fiquei rico construindo casinhas e cobrando aluguéis de gente como Rita Baiana. As casinhas se multiplicaram até formarem um grande cortiço. Só me faltava um título de nobreza. Já sabe quem sou?"

a) Jerônimo, de "O Cortiço";
b) Quincas Borba, do romance de mesmo nome;
c) Amaro, de "Bom Crioulo";
d) Raimundo, de "O Mulato";
e) João Romão, de "O Cortiço".

4. "Virgília me amava tanto que preferiu casar-se com Lobo Neves a unir-se a mim. Durante minha adolescência, Marcela amou-me durante 11 contos de réis. Mas elas não me afetam. Antes cair das nuvens que do segundo andar. Além disso, fui feliz por não ter tido filhos, sou fácil, não?"

a)Bentinho, de "Dom Casmurro";
b)Rubião, de "Quincas Borba";
c) Pedro, de "Esaú e Jacó";
d)Brás Cubas, das "Memórias Póstumas de Brás Cubas";
e) Simão Bacamarte, de "O Alienista".

5. Dediquei toda minha vida a uma traidora. Contrariei os desejos de minha mãe, Glória, que me queria padre. Fiz todas as vontades de Capitolina e a amei com toda a devoção. A resposta? O adultério, praticado justamente com meu melhor amigo. Ambos estão mortos. Que a terra lhes seja leve! Sou:"

a) Escobar, de "Dom Casmurro";
b) Ezequiel, de "Dom Casmurro";
c) Palha, de "Quincas Borba";
d) Bento, de "Dom Casmurro";
e) José Dias, de "Dom Casmurro".

6. "Sou um homem orgulhoso. Vivo no melhor país do mudo. Tacham-me de louco por defender a substituição do português pelo tupi. Ora, não seria esta a língua genuinamente nacional? No meu Brasil, em se plantando tudo dá -desde que haja defesa contra a praga das saúvas. Por mais que tentem me dissuadir, por meu país, faço tudo, vou até a guerra e, se necessário, ao cárcere. Meu nome é:"

a) Policarpo Quaresma, do "Triste Fim de Policarpo Quaresma";
b) Hermógenes, de "Grande Sertão: Veredas";
c) Augusto Matraga, de "A Hora e a Vez de Augusto Matraga";
d) Tructesindo Mendes Ramires, de "A Ilustre Casa de Ramires";
e) Cassi Jones, de "Clara dos Anjos".

7. Todo mundo é campeão em tudo. Nunca conheci ninguém que tivesse levado porrada na vida. Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. É impressionante como a evolução científica não foi acompanhada de evolução nos relacionamentos humanos. Talvez por isso, sou um homem só."

a) Meu nome é Fernando Pessoa (eu mesmo);
b) Ricardo Reis;
c) Bernardo Soares;
d) Alberto Caeiro;
e) Álvaro de Campos.

8. "Eu deveria dar uma pista pra você me descobrir. Mas ai! Que preguiça! Não quero participar desse quiz. Meu negócio é brincar!"

a) Sou Fabiano, de "Vidas Secas";
b)Sou Macunaíma, do livro de mesmo nome;
c) Sou Brás Cubas, de "Memórias Póstumas de Brás Cubas";
d)Sou Leonardo, de "Memórias de um Sargento de Milícias";
e)Sou Severino, de "Morte e Vida Severina".

9. "Compadre, o senhor não acredita na existência do Diabo. Não? Lhe agradeço. Ninguém nunca viu o dito cujo. Tem Diabo nenhum não. Explico ao senhor, o diabo vive dentro do homem. Não dá pra crer que tenha o coisa ruim. Mas é verdade também que não dá pra crer nem nos homens. Ou nas mulheres. Ou não sei mais. O senhor já sabe quem sou eu?"

a)Diadorim, de "Grande Sertão: Veredas";
b)Hermógenes, de Grande Serão: Veredas;
c)Riobaldo, de "Grande Sertão Veredas;
d)Joca Ramiro, de "Grande Sertão Veredas;
e) Miguilim, de "Manuelzão e Miguilim".

10. "Sou um advogado acostumado com a hermenêutica, que é a descoberta da lógica das leis e das palavras. A vida me mostrou que a sociedade só obedece a duas leis. A primeira é percor: perfurar e cortar. A segunda é a do tráfico de drogas que, como verifiquei, permeia toda a sociedade, da elite social e política a prostitutas do Rio. Vaguei num mundo de sexo, drogas e violência , numa história que se passa num verdadeiro inferno. Um inferno chamado Brasil."

a)Sou Máicou, de "O Matador";
b)Sou Gustavo Flávio, de "Bufo & Spallanzani";
c)Sou o comissário Matos, de "Agosto";
d)Sou Mandrake, de "A Grande Arte";
e)Sou Isaac Babel, de "Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos".

ENVIE SUA RESPOSTA

GABARITO: 1.D 2-A 3-E 4-D 5-D 6-A 7-E 8-B 9-C 10-C

Um comentário:

Anônimo disse...

eu acertei 6 xD e olha q só tinha lido alguns desses livros citados!