sábado, 26 de maio de 2007

REDAÇÃO NOS VESTIBULARES

Já faz pelo menos uma década que um bom desempenho em redação virou sinônimo de chances maiores de ser aprovado nos vestibulares mais concorridos do país e, por isso, a valorização da habilidade da escrita é o recado mais claro do perfil do aluno desejado pelas universidades.


Para Maria Bernadete Abaurre, coordenadora-executiva do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a seleção dos candidatos tem também uma função social e política. "Há um diálogo entre provas e alunos. Não queremos o aluno que aceite tudo o que está escrito. Nos recusamos a crer que o jovem não tenha o que dizer", explica a coordenadora, que cita ainda como resultado dessa valorização da redação a queda significativa no número de provas anuladas.


"A escrita é um instrumento legítimo de cidadania. Quem não tem discurso próprio não tem autonomia", afirma Cida Custódio, professora do curso Objetivo.


Para o coordenador do vestibular da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), Fernando Prado, a dissertação, tipo de texto exigido na maior parte das provas, é a forma principal de comunicação escrita, tanto na universidade como na vida profissional.


A escolha da dissertação pelos vestibulares é estratégica. É o tipo de texto em que a capacidade argumentativa e de reflexão revela o potencial do candidato. Os editoriais dos jornais são boas fontes de inspiração, pois são textos dissertativos, opinativos e que tratam de temas atuais.

5 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber quais os possíveis temas de redação do vestibular 2008 da UERN??
Obrigado dica.

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER QUAIS OS TEMAS QUE PODERIAM CAIR NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UERN 2008.

DSEDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

Unknown disse...

gostaria de saber um tema da redacao da uern 2011?

Unknown disse...

gostaria de saber um tema da redacao da uern 2011?

Unknown disse...

quero uma dica de um tema para a radacao da uern 2011?