quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

[De olho no vestibular] Pra não perder a prática - História Geral - Prof.: Elmo

Veja algumas questões do Vestibular da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), Onde mescla antiguidade com o mundo contemporâneo.

17.(UFAM-2008) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura é possível afirmar que:
a) A vitória de Dario I sobre os Gregos marcou o início da ascensão Persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.
b) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.
c) Famosos por suas obras arquitetônicas, os Persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império.
d) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os Assírios na batalha de Susa.
e) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta, o bem e o mal, os Persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.

20. (UFAM-2008) No bojo da Revolução Industrial desenvolveram-se novas doutrinas econômicas, consagrando os nomes de Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo como expoentes da Economia Clássica. Podem ser aceitas como base dessa doutrina:
a) A constituição de um exército industrial de reserva, a produção artesanal, o assalariamento, a acumulação primitiva de capital e o protestantismo.
b) O Laissez-faire, a produção industrial em larga escala e o entesouramento.
c) O desenvolvimento das trocas e a obtenção de uma balança comercial favorável.
d) A transição do capital comercial para o capital financeiro, com a emergência da Burguesia como a nova elite econômica mundial.
e) O individualismo, a não intervenção do estado na economia, o fim do protecionismo e do tabelamento de preços, o livre câmbio e a livre concorrência.

21 .(UFAM-2008) Dentre as doutrinas sociais de contestação ao avanço do capitalismo, ganharam destaque as formuladas por Karl Marx e Friedrich Engels, que preconizavam:
a) A expropriação dos bens da aristocracia, a valorização da pequena propriedade camponesa e ditadura do proletariado, como forma de assegurar a manutenção do processo de produção de mais valia.
b) O fim do capitalismo e a idealização utópica de uma sociedade sem classes e conflitos sociais.
c) A extinção da propriedade privada e do Estado em nome do coletivismo proletário.
d) A luta de classes como motor da história e o caráter histórico do Capitalismo, com a ênfase em sua futura superação pelo Socialismo através da luta revolucionária dos trabalhadores.
e) A reforma social através da participação operária no processo político partidário e a defesa de leis que transferissem renda à classe trabalhadora.

22. (UFAM-2008) Impulsionado pelas disputas da Guerra Fria, foi o movimento que, nos Estados Unidos, criou comitês de investigação para combater atividades comunistas, visando denunciar e punir seus adeptos:
a) American Way of Life.
b) Macarthismo.
c) Doutrina Monroe.
d) Stalinismo.
e) Doutrina do Destino Manifesto.

RESPOSTA: 17 - B; 20 - E; 21 - D e 22 - B.

Nenhum comentário: