terça-feira, 27 de janeiro de 2009

[Dica] Esporte: arma contra o estresse do vestibular - História Geral - Prof.: Elmo


Tese de mestrado apresentada na USP aponta para uso da prática esportiva como válvula de escape para a tensão provocada pelos exames.

Noites em claro, caderno na mesa e uma xícara de café ao lado. Conforme o mês de julho se aproxima, os jovens que vão se candidatar aos vestibulares do meio do ano, como também no final do ano, se rendem às pressões da vida e muitas vezes se esquecem de zelar por sua saúde física e mental.
O professor Abel Ardigó, coordenador de esportes do Colégio Magno na zona Sul de São Paulo, desenvolveu uma pesquisa intitulada "Considerações sobre a aptidão física relacionada à saúde do pré-vestibulando", que virou tese de mestrado e lhe rendeu um convite para ministrar um curso sobre o tema na Universidade de São Paulo.
Ardigó analisou durante um ano dados como composição corporal, consumo de oxigênio e condição de estresse - avaliada pelo sono - dos vestibulandos e detectou que nessa fase os alunos passam a estudar dois períodos, pois muitos fazem cursinho.
Como consequência disso, tendem a diminuir as atividades físicas, alteram hábitos alimentares e a jornada de sono também diminui. A conclusão da pesquisa de Ardigó é que essas alterações acabam provocando o estresse e dificultando o bom desempenho nos vestibulares.
Depois da conclusão da tese de mestrado, o professor não parou mais. Ele continua fazendo acompanhamento dos alunos de Ensino Médio do Colégio Magno. Ardigó é um dos organizadores das Olimpíadas Magno/Rexona Teens que acontece em São Paulo, envolvendo mais de 2 mil alunos de 21 escolas particulares da capital paulista.
"Na maratona do vestibular, não apenas o grau de conhecimento, mas também, as condições físicas dos alunos devem ser levadas em conta", afirma o professor. Reforçando e apoiando a sua tese, o Colégio Magno investe na implantação de atividades equilibradas, na orientação alimentar e em opções esportivas adaptadas ao perfil de seus alunos.
Segundo o diretor do Magno, Mauricio Tricate, "o objetivo é fazer com que, apesar da pesada carga de estudos, os alunos preservem a qualidade de vida e as melhores condições físicas".

Fonte: CGC Comunicação

Nenhum comentário: