terça-feira, 20 de janeiro de 2009

[VESTIBULAR] Questões da Prova FUVEST -2009 - História Geral - Prof.: Elmo

FUVEST - 2009

1) No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram uma criação da Grécia antiga.

Discorra sobre

a) o significado dos jogos olímpicos para os antigos gregos;

b) as características do teatro na Grécia antiga.

RESPOSTAS:

a) Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helênicos celebrados na Grécia Antiga. Sediado na cidade de Olímpia, o Festival era muito antigo, mas foi a partir de 776 a C. que passou a ser feito um registro ininterrupto dos vencedores. O caráter festivo dos jogos foi alterado a partir da segunda metade do século V a C., quando a rivalidade entre as cidades, principalmente entre Esparta e Atenas, resultou na Guerra do Peloponeso; o mundo grego estava mais do que nunca esfacelado e enfraquecido. Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, para que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, realizados em honra de Zeus;

b) O teatro grego se propõe a retratar dimensões do cotidiano do homem que encontram-se além do representar por representar, mas sobretudo, propõe a educar, ensinar, evidenciar que existem costumes, personalidades, belezas, enfim, adjetivos extremamente diversificados do homem que atua no maior palco já visto, o mundo. O teatro representando os diferentes momentos norteados pelas ações do homem, de certa forma, está lidando com a História.

2) No feudalismo, a organização da sociedade baseava-se em vínculos de dependência pessoal como os de vassalagem e servidão.

Descreva o que eram e como funcionavam, na sociedade feudal,

a) a vassalagem;

b) a servidão.

a) As relações de vassalagem envolviam sempre dois nobres, homens de mesma posição social. Essas relações de subordinação desenvolveram-se desde o século V, no entanto foi durante o reinado de Carlos Magno que tomaram sua forma mais desenvolvida. O incentivo aos laços de vassalagem num primeiro momento fortalecia o poder real, pois direta ou indiretamente estendia-se a toda a sociedade, no entanto, com o passar tempo o resultado tornou-se oposto na medida em que as relações pessoais foram reforçadas, diminuindo, portanto, a importância do Estado.

b) Esse sistema se caracteriza pela exploração do trabalho servil, responsável pela produção. O servo não é considerado um escravo, porém não é um trabalhador livre. O que determina a condição servil é seu vínculo com a terra, ou seja, o servo estava preso a terra. Ao receber um lote de terra para viver e trabalhar, e ao receber (teoricamente) proteção, o servo era forçado a trabalhar sempre para o mesmo senhor feudal, não podendo abandonar a terra.

3) A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias esferas. Indique transformações decorrentes da Reforma nos âmbitos

a) político e religioso;

b) sócio-econômico.

a) O movimento reformista provocou a ruptura da cristandade na Europa Ocidental e representou para a Igreja Católica, a perda de elevado número de fiéis. Ao mesmo tempo reforçou o sentimento religioso e as religiões foram utilizadas como elementos de centralização política, reforçando poder de reis absolutistas que adotavam a prática da intolerância.

b) as religiões reformadas fortaleceram o individualismo, tanto com a idéia de livre-arbítrio de Lutero como de predestinação de Calvino, que valoriza o trabalho, e indiretamente fortaleceram os ideais burgueses de acumulação de capitais.

Correção e comentários dos professores Claudio Recco, Hélio Moretti e Leandro, para o Alferes Vestibulares.

Nenhum comentário: