quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

[ATUALIDADES] Gaza - História Geral - Prof.: Elmo



A Faixa de Gaza (em árabe: قطاع غزة. transl. Qita' Ghazzah; em hebraico: רצועת עזה, transl. Retzu'at 'Azza) é uma faixa costeira de terra situada no Médio Oriente ao longo do Mar Mediterrâneo, que faz fronteira com o Egito no sul e é cercada pelo território de Israel a norte e leste. Tem cerca de 41 quilômetros de comprimento, e sua largura varia entre 6 e 12 km, com uma área total de 360 km² sendo um dos territórios mais densamente povoado do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km². Possui uma infraestrutura precária, bem como uma situação econômica de penúria. A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade.

Esta área atualmente não é reconhecida internacionalmente como parte de qualquer país soberano, mas é reivindicada pela Autoridade Nacional Palestina como parte dos territórios palestinos. Desde junho de 2007, após confronto armado com o Fatah, o Hamas assumiu o controle da faixa de Gaza. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupava militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005. O território da Faixa de Gaza é cercado por muralhas, tanto do lado egípcio quanto israelenses.

História

Durante centenas de anos, o Império Otomano dominou Gaza, até que o território - junto com o restante da Palestina - passou para o controle dos britânicos, com o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante a primeira Guerra árabe-israelense, que conduziu à criação do Estado de Israel, Gaza absorveu um quarto das centenas de milhares dos refugiados palestinos expulsos das áreas que hoje fazem parte de Israel.

ESSA REGIÃO DESDE DE 2008, ENCONTRA-SE EM UMA SITUAÇÃO COMPLICADA, RECEBENDO QUASE QUE DIARIAMENTE RETALIAÇÕES POR PARTE DE ISRAEL.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: