domingo, 30 de novembro de 2008

[PSV 2009 ] COMPERVE DIVULGA CONCORRÊNCIA DO PSV 2009

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) divulgou, na tarde de hoje, a concorrência relativa ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O curso que teve maior número de concorrência foi Medicina (116,92), o segundo, Direito (Campus de Natal), com 94,25 e em terceiro ficou Enfermagem, com 46,38.

Veja a Relação Candidatos/Vaga, no link:
Comperve/mario gerson
Postado por Ozamir Lima

terça-feira, 25 de novembro de 2008

COMPERVE-UERN

Ficha de Requerimento para Doadores de Sangue (PDF)
Ficha de Requerimento para Portadores de Necessidade Especial (PDF)
concorrência cotista do psv-2008
concorrência geral do psv-2008
números de candidatos aprovados com o sistema de cotas
números de candidatos aprovados sem o sistema de cotas
pontuação do primeiro e último colocado por curso



Ozamir Lima

COMPERVE - Comissão Permanente do Vestibular

A COMPERVE (Comissão Permanente do Vestibular) apresenta, neste espaço, as informações, editais e documentos sobre o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da UERN.

Dados para Contato:
Fone: (84) 3315-2153
Fax: (84) 3315-2172
Email: comperve@uern.br
Av. Dix-Sept Rosado, 53, Centro, 59610-050 - Mossoró-RN

Reimpressão da Ficha de Inscrição do PSV 2009

Lançado o edital para o PSV 2009 - Baixe aqui

Conteúdo Programático para o PSV

Divulgação da 4ª Chamada de Aprovados


Fonte:Comperve


OZAMIR LIMA

[Uern] Provas PSV 2008

PSV 2008 - Prova 01
PSV 2008 - Prova 02
PSV 2008 - Prova 03

Arquivo em PDF.É necessário o programa Acrobat reader para baixar as provas.






Ozamir Lima

Comperve começa a entregar os cartões de candidatos inscritos no PSV nesta quarta

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (COMPERVE/UERN) inicia, a partir de amanhã, o cronograma de entrega dos cartões aos candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2009). A entrega segue até o dia 5 de dezembro.

Os estudantes devem ficar atentos aos dias especificados para a retirada dos cartões, respeitando o cronograma que divide os cursos em grupos, ou seja, os inscritos em cada grupo terão um período determinado para a retirada do cartão.

Começam a receber amanhã, os candidatos inscritos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Turismo. A entrega acontece nos mesmos locais de inscrição. Apenas o próprio candidato poderá retirar seu cartão e é necessário levar documento de identificação e duas fotos recentes e datadas.

De acordo com o professor Valdomiro Morais, coordenador da Comperve, 22.764 candidatos se inscreveram, sendo que, 8.076 foram em Mossoró, 5.414 em Natal, 1.893 em Assu, 1.654 em Caicó, 3.795 em Pau dos Ferros e 1.932 em Patu. Do total, 12.580 foram inscritos no sistema de cotas e 10.204 são candidatos não-cotistas que efetuaram inscrição via internet.

Também através da Comperve, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), divulgou a relação definitiva dos candidatos aptos à realização do Teste de Aptidão Específica em Música (TAEM). O teste será realizado no dia 7 de dezembro, no horário de 8h às 12h, na Faculdade de Letras e Artes (FALA), no Campus Central da UERN. Os candidatos cujos nomes constam da relação, deverão comparecer ao local de realização do TAEM, às 7h30, levando o documento de Identificação Oficial, apresentado no ato da inscrição no PSV/2009, além de caneta esferográfica azul ou preta, lápis grafite, borracha, instrumento musical e 2 (duas) cópias da partitura que irá executar.

O resultado do TAEM será divulgado no dia 12 (sexta-feira) de dezembro, através de Edital que será afixado no âmbito interno da UERN e disponibilizado no site www.uern.br.


CRONOGRAMA DE ENTREGA DE CARTÕES

26 de novembro- Recebem os candidatos inscritos no grupo I - Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Turismo.

27, 28 de novembro e 1º de dezembro - Recebem os candidatos inscritos no grupo II - Ciências da Religião, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social e Música.

3 e 4 de dezembro - Recebem os candidatos inscritos no grupo III - Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.

5 de dezembro - Recebem os candidatos inscritos no grupo IV - Ciência da Computação, Física, Matemática e Química.

11 e 12 de dezembro - Retardatários e Solicitantes de Segunda Via (todos os grupos)
Fonte:Gazeta do Oeste
Ozamir Lima

Vestibular 2009: alunos enfrentam as provas discursivas

Enfim chegou o terceiro e último dia do Vestibular 2009 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os alunos enfrentam nesta terça-feira (25) as provas discursivas. São três avaliações com quatro questões cada. As disciplinas variam de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Ressaltando a importância da prova discursiva a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), Betânia Ramalho, explica que a proposta das avaliações discursivas é modelar o conhecimento dos alunos, deixando para trás a velha "decoreba".

Entre outros conselhos, a presidente da Comperve enfatizou a necessidade de cautela por parte dos candidatos no momento da análise das questões. "É necessário muito cuidado no momento da leitura, de forma que o aluno possa captar o contexto da questão e assim poder elaborar uma estratégia para responder".

Momentos antes da abertura dos portões, os colegas Josenílton Vidal Mendes, 18 anos, e Johnson Nogueira de Barros, 18, conversavam nos arredores da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Floca). Johnson, que vai prestar o Vestibular para Medicina, confessa que não estudou o suficiente neste ano, e que fez a provas mais para não perder a oportunidade.

Ao seu lado, Josenílton, em seu primeiro vestibular para Fisioterapia, conta que sentiu dificuldades para estudar com mais freqüencia. Como também trabalha, o rapaz sentiu o cansaço e acabou não conseguindo conciliar tão bem o estudo com o trabalho. "Como não estou tão preparado, bate um pouco o nervosismo e a expectativa de como vão estar as provas".
TN online

[ufrn] VESTIBULAR 2009

Disponibilizado o Gabarito Oficial Preliminar e as provas do segundo dia de provas.



www.comperve.ufrn.br






Ozamir Lima

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Potiguares são acusados de fraude na PB

Esdras Marchezan
Da Redação

As polícias Civil e Militar da Paraíba desarticularam, no domingo passado, uma quadrilha formada por estudantes do Rio Grande do Norte, que tentou fraudar o vestibular de uma faculdade privada de medicina na capital paraibana. Os acusados, entre eles duas mulheres, usavam identidades falsas e estavam respondendo às provas no lugar dos candidatos inscritos. Três deles moram em Natal, um em Pilões e o outro em Parnamirim. Pelo crime cada um receberia em torno de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Todos foram presos e autuados em flagrante por formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsificação de documento público e estelionato.
Os estudantes Eriberto Esdras de Oliveira, 20 anos, Allan Lincoln Santos da Silva, 20 anos, Elenilson Paulo Santos, 37 anos, Maria do Desterro Gonçalves Penha, 20 anos, e Kamila Ially da Silva Pontes, 18 anos, foram presos nas salas onde estavam sendo aplicadas as provas do vestibular para o curso de medicina da Facene/Famene.
Os acusados conseguiram ter acesso ao local de provas apresentando documentos falsos, em que constavam os dados dos candidatos que seriam beneficiados com a fraude, mas constando fotos dos acusados. A direção da faculdade descobriu a fraude e chamou a polícia. Com o apoio de pontos eletrônicos e celulares, os acusados receberiam os gabaritos das provas de alguém posicionado do lado de fora do prédio.
O gerente executivo da Polícia Metropolitana de João Pessoa, delegado Manoel Neto Magalhães, disse que as investigações sobre a quadrilha mostram que os acusados são "experts" em fraudar concursos públicos. "Nos depoimentos, eles confessaram que foram contratados por um dos alunos que seriam beneficiados no esquema e receberiam uma quantia em dinheiro para fazer a prova no lugar de outros. Eles vieram do Rio Grande do Norte só para fazer essa prova", disse.
A fraude foi descoberta por volta das 13h30 quando uma aluna, Jamille Dantas Alencar, chegou à sala 6 e percebeu que a sua cadeira já estava ocupada por uma pessoa homônima. Os fiscais foram avisados do problema e descobriram que a outra candidata estava usando nome falso. A jovem que se fazia passar por Jamille Dantas era Kamila Ially da Silva Pontes.
A Polícia foi acionada e iniciou as investigações, que descobriram mais quatro estudantes que estavam participando do esquema e os candidatos que seriam beneficiados. Elenilson Paulo dos Santos se passava por Laurentino Fernandes Nogueira Júnior; Maria do Desterro Gonçalves Penha usava o nome falso de Ataanda Hoara Linhares Júnior, Eriberto Esdras de Oliveira se passava por Ítalo Fernandes do Nascimento e Alan Lincoln Santos Silva pretendia fazer a prova em nome de Vinícius Lincoln Godeiro.
de Fato
postado por Ozamir Lima

Veterinária é o curso mais concorrido


O curso de Medicina Veterinária é o mais concorrido no Vestibular 2009.1 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A concorrência, divulgada ontem pela instituição de ensino superior mostra que 191 alunos irão concorrer às 25 vagas destinadas ao curso, o que dá uma média de 7,64 candidatos por vaga.


O segundo curso mais concorrido do vestibular da Ufersa é Ciência e Tecnologia, com uma média de 5,92 candidatos por cada vaga.


Do outro lado da concorrência, os cursos que tiveram os menores números de inscrição foram Ciência e Tecnologia (Angicos) e Engenharia de Pesca, com 1,22 e 1,92 estudantes por vaga, respectivamente.


Nesse ano, 3.202 candidatos se inscreveram para o Vestibular 2009 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O número de inscritos, que é recorde, superou os de todos os exames vestibulares anteriores já realizados pela universidade.


Para o vestibular 2009.1, a Ufersa está oferecendo 740 vagas. São 620 vagas para os cursos de Agronomia (80), bacharelado em Ciência e Tecnologia (300); Biotecnologia (25); Ecologia (25); Engenharia de Pesca (25); Medicina Veterinária (25); Zootecnia (25); Administração (50); Ciências Contábeis (25); Ciência da Computação (40); no campus de Mossoró, e 120 vagas destinadas para o curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, no campus de Angicos.
Os cartões de inscrições estarão disponíveis no site www.ufersa.edu.br/vestibulara partir do dia 1° de dezembro, e as provas do Vestibular 2009.1 serão aplicadas entre os dias 14 e 16 de dezembro.

CONCORRÊNCIA DA UERN


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por sua vez, está informando que vai divulgar a concorrência do seu Processo Seletivo Vocacionado - 2009 apenas na próxima semana.
Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), a relação dos candidatos inscritos/quantidade de vagas ainda está sendo computada pela equipe responsável. Esse ano, 22.764 candidatos se inscreveram ao vestibular da Uern.
Ao todo, a universidade está oferecendo 2.200 vagas para os 31 cursos de graduação e nas 71 habilitações distribuídas nos 6 Campi (Mossoró, Assu, Patu, Pau dos Ferros, Natal e Caicó) e 7 Núcleos Avançados (Apodi, Caraúbas, Macau, Alexandria, João Câmara, Nova Cruz e Santa Cruz).
De Fato-Vivênio JÁCOME
Postado por Ozamir Lima

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Uso das formas "onde" e "aonde" depende da regência

"Serão 200 km entre Caracollo (no departamento governista de Oruro) e a capital, La Paz, onde devem chegar no dia 20."

O texto tratava da marcha promovida por sindicatos de camponeses e de trabalhadores na Bolívia, onde grupos se mobilizam para exigir da oposição apoio à convocação de um referendo sobre a nova Constituição do país.

Do ponto de vista gramatical, o que dá origem ao comentário de hoje é o emprego da forma "onde". O advérbio "onde", então usado como pronome relativo (liga duas orações), assume diferentes formas, de acordo com a regência do verbo principal da oração a que pertence: onde, aonde e donde (ou de onde).

O lugar em que algo está é substituído por "onde" ("Esta é a casa onde moro/ em que moro"); o lugar a que alguém vai ou chega é substituído por "aonde" ("Estarão em La Paz, aonde devemos chegar no dia 20/ a que devemos chegar..."); o lugar de que alguém vem é substituído pela forma "donde" ("Visitamos a cidade donde ele veio/ de que ele veio"). A forma "donde" é mais comum em Portugal do que no Brasil, onde se prefere a construção "de onde".

No texto em questão, é o verbo "chegar" que rege a preposição "a" que se justapõe ao "onde". Assim:

"Serão 200 km entre Caracollo (no departamento governista de Oruro) e a capital, La Paz, aonde devem chegar no dia 20."
Thaís
Postado por Ozamir lima

Como os pais podem ajudar os vestibulandos?

Pais preocupados, jovens estressados. A casa de uma família que tem um vestibulando é só ansiedade no final do ano, com a chegada das provas. "Pode parecer exagero, mas toda a família tem de colaborar com o vestibulando", afirmou a psicóloga Márcia Ferreira.

Com simulados, cursinho, revisões, há pouco tempo para o lazer e a família. Os pais devem entender isso. Nada de cobrar demais pela presença do filho. "É hora de pais e amigos entenderem que o pré-vestibulando precisa dedicar-se com afinco ao estudo, sobrando tempo, ele deve descansar".

Escolha da carreira
Em primeiro lugar, nada de atritos. "A escolha da carreira e da faculdade gera constantes discussões, o que pode afastar os pais dos filhos em um momento em que é fundamental eles estarem unidos".

Cabe ao estudante decidir que carreira irá seguir. Os pais devem ajudar apenas dando apoio para que o jovem tenha certeza da escolha. Isso significa colocá-lo em contato com um profissional da área, fornecendo livros, revistas e materiais que expliquem um pouco sobre a profissão e atividades ligadas a ela.

"Porém, o pai não deve impor ou decidir o caminho da vida profissional do filho, já que ele ficará infeliz e não será um bom profissional. Cada um precisa seguir seu caminho mesmo que ele não agrade completamente".

Rigidez no estudo
É preciso estimular o estudo: evite fazer barulho, entrar no ambiente em que o jovem está estudando e desviar a atenção do jovem.

Normalmente, os jovens tendem a pensar que darão conta de tudo: ainda estão no colégio e precisam passar de ano, mas querem fazer cursinho, academia, jogar futebol e sair com os amigos, fora as aulas de inglês e as viagens com o pessoal. Os pais também têm o papel de dar limites. "Eles precisam realmente agir com firmeza e determinar a redução de atividades para que ele [jovem] se dedique aos estudos".
Ozamir Lima
Fonte:Uol

Uern inscreve mais de 22 mil candidatos para o PSV 2009

O número total de inscritos no Processo Seletivo Vocacionado 2009 (PSV 2009) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi inferior ao do registrado no ano passado. De acordo com o professor Valdomiro Morais, presidente da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), 22.764 candidatos se inscreveram, dos quais, 8.076 foram em Mossoró, 5.414 em Natal, 1.893 em Assu, 1.654 em Caicó, 3.795 em Pau dos Ferros e 1.932 em Patu. Já o número de inscritos no PSV 2008 foi 23.660. Do total, 12.580 foram inscritos no sistema de cotas - de forma presencial - e 10.204 são candidatos não-cotistas que efetuaram inscrição via internet.

Valdomiro comenta os números. "Fizemos uma avaliação e os números de inscritos neste ano foram consideráveis. A diferença com relação ao processo anterior foi menor do que mil candidatos. E considerando o número por cada local, verificamos que em Mossoró praticamente não houve redução. Já em Assu e Caicó, a redução foi maior. Mas consideramos o número de inscritos bom, visto que a universidade neste ano não aumentou o número de vagas ofertadas e que outras universidades como a Ufersa, que está instalando núcleo em Angicos, e a Universidade Federal, com campus em Caicó, estão abrangendo áreas de atuação da Uern", enfatizou Morais.

O presidente da Comperve comenta que a estimativa é que as concorrências dos cursos disponibilizados sejam divulgadas no dia 24 ou 25 deste mês e as inscrições para os interessados em serem fiscais do PSV devem ter início em dezembro. Já a distribuição dos cartões de confirmação da inscrição começará a partir do dia 26 deste mês. Ainda conforme edital do Processo Seletivo Vocacionado da Uern, as provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de fevereiro. "É importante que os candidatos prestem atenção no prazo de entrega dos cartões, pois ele é um documento essencial para que o aluno tenha acesso aos locais de prova. Se o candidato não pegá-lo, será automaticamente eliminado do processo", ressaltou.
Gazeta do Oeste