terça-feira, 29 de maio de 2007

[Português] GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA ENTRE O SUJEITO E O VERBO

Em relação à frase "70% do corpo docente do Estado ganha menos de R$ 500,00"

1. Quanto à concordância verbal, ela está:

a) certa
b) errada


2. Se o verbo "ganhar" estivesse no plural (ganham), a frase, quanto à concordância verbal, ficaria:

a)certa
b)errada


3. Se, antes do número percentual, fosse colocado o pronome demonstrativo "esses", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma:

a) certo
b) errado


4. Se, antes do número percentual, fosse colocada a expressão "mais de", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma:

a)certo
b)errado


5. Se, no lugar de "70", fosse colocado "1", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma:

a) certo
b)errado


6. Se, no lugar de "corpo docente", fosse colocado "professores", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma:

a) certo
b)errado

ENVIE SUA RESPOSTA

FONTE: UNIVERSO ONLINE
Ozamir Lima

GABARITO: 1- A 2- A 3- B 4- B 5-A 6-B

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Herança cultural: Cézar Silva

O Brasil negro

O Brasil, não comeria o que come, não rezaria como reza, não dançaria e cantaria como hoje não fosse a riquíssima herança cultural trazida pelos negros africanos.

Podemos citar apenas uma pequena parte dessa contribuição:

Alimentação: azeite-de-dendê, pimenta malagueta, quiabo, feijoada, angu, vatapá, tutu de feijão, uso freqüente do jerimum e da melancia.

Palavras da língua portuguesa: batuque, bengala, cachaça, cachimbo, cafuné, muamba e, é claro, samba.

É pessoal, como escreveu no século XVII padre Antonio Vieira , “O Brasil tem o corpo na América, mas a alma na África”.

EQUIPE CNSC

DICAS PARA ARRASAR NO VESTIBULAR

Passar no vestibular exige mais do que concentração e horas de estudo. Ingressar numa boa faculdade requer um planejamento sério para otimizar o tempo dedicado aos livros. Elaborar um plano de estudos e não acumular dúvidas podem ser boas alternativas para ter sucesso no vestibular. Conheça algumas dicas que podem fazer a diferença no resultado dos exames.
Cursinho
Fazer cursinho só vale a pena se você está disposto a freqüentar as aulas assiduamente e executar as tarefas propostas pelos professores. O simples fato de se matricular no cursinho não aprova ninguém. Assistir apenas as aulas mais interessantes também é um erro comum de alguns vestibulandos. Uma vez matriculado, o estudante deve acompanhar a grade de horários da instituição, ouvir conselhos dos orientadores e aproveitar os simulados para avaliar seu desempenho.

Estudar em casa
Se você passa a tarde estudando em casa, disciplina deve ser sua palavra-chave. É importante ter um espaço tranqüilo, longe das tarefas domésticas, do celular e dos problemas familiares. Caso contrário, melhor procurar uma biblioteca ou a sala de estudos do seu colégio. O melhor é fixar uma agenda, com horários reservados para descanso e lanches.l

Dúvidas
Use o tempo de estudo em casa para fazer exercícios, treinar redação, ler a bibliografia indicada e anotar suas dúvidas. Aproveite para tirá-las no cursinho com os professores. Não deixe acumular matéria, especialmente as que você tem mais dificuldade. Aliás, priorize os assuntos que você considera mais complicados. Ao mesmo tempo, não descuide das matérias que você tem maior facilidade. Muita gente acaba perdendo pontos garantidos por menosprezar assuntos mais fáceis durante os estudos.

Ligado no Brasil e no mundo
Ler jornais e revistas também pode ajudar na redação e a estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Os vestibulares tem ficado mais modernos: estão exigindo menos fórmulas e informações específicas.

domingo, 27 de maio de 2007

Brasil colonial:Cézar Silva

Nem só de açúcar e ouro vivia o Brasil

No período colonial, embora com uma produção determinada pelo interesse externo, a colônia não se limitou aos “ciclos do pau-brasil, do açúcar e do ouro. Em diferentes regiões e épocas outros gêneros foram produzidos.
O algodão teve no Maranhão e o Grão-Pará como área de cultivo mais antiga. Com ele eram feitos tecidos, apesar da proibição metropolitana, e em alguns casos os seus novelos serviam como moedas. Ceará, Pernambuco, São Vicente e Goiás foram outras áreas onde seu plantio ocorreu.
O fumo, desenvolvido paralelamente à lavoura canavieira, servia como valor de troca para obtenção de escravos e era também exportado para a Europa.
O Cacau, de início coletado como droga do sertão, passou a ser produzido na época de Pombal, Licores chocolates e manteiga eram resultantes do seu aproveitamento. Os primeiros cacauais localizaram-se na Bahia.
Ligado à pecuária e extraído nas margens do rio São Francisco e no litoral, do Maranhão ao Rio de Janeiro, o sal começou a sofrer restrições na sua produção a partir de 1665. Ele fazia concorrência com a produção de Setúbal, Figueira e Alverca, regiões salineiras portuguesas.
Pesca da baleia desenvolveu-se nos séculos XVII e XVIII. Do cetáceo se extraía o óleo para a iluminação, o alimento, a massa para construções (misturada com a cal) e objetos de preparo artesanal. E início a atividade era de estanco, mas a diminuição dos animais em mares brasileiros – determinada pela ação de baleeiros ingleses e norte-americanos das Ilhas Malvinas – leva à abolição do monopólio real, em 1801.

História da Sociedade Brasileira

Comentário: Além das atividades econômicas citadas, podemos apontar a pecuária bovina, desenvolvida no sertão nordestino e no sul do Brasil, como atividade de suma importância para a o mercado interno, com enorme contribuição na integração de várias regiões e que utilizou muito pouco a mão-de-obra escrava.

Significado de alguns termos

Grão-pará: Divisão administrativa abrangendo o norte da colônia que se estendia do Ceará ao Pará.
Estanco: Monopólio real
Drogas do sertão: produtos extraídos da floresta, tais como: cravo do maranhão, canela, castanha-do-pará, cacau, urucu, guaraná, tabaco silvestre, resinas, sementes oleaginosas
.

[Vestibular 2008-UERN] Coordenador da comperve informa que vestibular 2008 não terá mudança

Transcrevo na íntegra matéria veiculada pelo jornal O mossoroense, que interessa diretamente aos pré-vestibulandos.


Leia:

Comperve aplica questionário em escolas públicas e privadas

A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), finalizou na última terça-feira a aplicação de questionários nas escolas públicas e privadas de Mossoró. Segundo o coordenador do órgão, professor Waldomiro Morais, o objetivo da pesquisa é avaliar todo o Processo Seletivo Vocacionado (PSV). "Queremos saber o que os futuros candidatos e alunos da Universidade acham do nosso vestibular", diz.
O questionário era composto de sete perguntas sobre quais as informações que os alunos tinham a respeito do PSV, se eles já possuíam alguma definição sobre algum curso, se os professores têm costume de trabalhar as provas do concurso em sala de aula e qual o tipo de processo que eles preferem.

A pesquisa foi realizada em 20 escolas da rede pública e 14 escolas da rede privada. "A previsão é aplicar o questionário para 2.500 pessoas. Vamos também levar essa pesquisa para as escolas onde tem os campi avançados da Uern em outras cidades", informa Waldomiro Morais.Além disso, a Comperve também irá aplicar um questionário para os estudantes dos primeiros períodos dos cursos da Uern. De acordo com Waldomiro Morais, a instituição pretende saber se os alunos têm encontrado alguma dificuldade no curso, o que eles acharam sobre o processo e se foi o melhor que eles já fizeram ou não.

Após a coleta de dados, a Comperve promoverá um seminário, em junho, para divulgar o resultado da pesquisa aos representantes das escolas de Mossoró e repensar, em cima dessa avaliação, as possíveis mudanças no concurso.

O coordenador também informa que a provável mudança do vestibular deste ano está descartada. "Estamos quase no meio do ano e os alunos já começaram a se preparar para o concurso 2008. O ideal seria propor a mudança no início do ano, o que não é mais possível".
Ozamir Lima

[UERN] PSV 2008


Processo Seletivo Vocacionado - PSV (Vestibular) - de natureza vocacionada por grupos de disciplinas afins aos cursos ofertados, objetivando a classificação de candidatos que hajam concluído o ensino médio ou equivalente, para o preenchimento de vagas iniciais nos cursos de graduação.Obs.: É necessário ter o software Adobe Acrobat Reader instalado no computador para ler o edital.

As obras literárias para o PSV 2008 são as seguintes:

1-O Ateneu (romance) - Raul Pompéia;

2-Crônicas 6 - Carlos Eduardo Novaes, José Carlos Oliveira, Lourenço Diaféria e Luis Fernando Veríssimo (Coleção para Gostar de Ler 7) – Editora Ática;

3-Viagem (poesia) - Cecília Meireles;

4-O Recado do Morro (novela) Guimarães Rosa (in No Urubuquaquá, no Pinhém, Nova Fronteira/RJ); e

5-Dez Cordéis num Cordel Só (poesia popular) Antônio Francisco (Literatura Potiguar) Edições Queima Bucha.

sábado, 26 de maio de 2007

PERSONAGENS MASCULINOS NA LITERATURA

1. "Liderei a expedição que levou os portugueses por mares nunca dantes navegados. Narrei a gloriosa história de meu país a reis na África e nas Índias. Enfrentei todos os desafios, venci e fui recompensado com prazeres intensos na Ilha dos Amores. Quem sou eu?"

a)Gigante Adamastor, de "Os Lusíadas";
b)Dom Sebastião, rei de Portugal;
c) O Velho da Horta, de "A Farsa do Velho da Horta";
d)Vasco da Gama, de "Os Lusíadas";
e)Galaaz, de "A Demanda do Santo Graal".

2. "Muitos atribuem a mim o início da formação de uma raça brasileira após minha união com Ceci. Mas a história que com ela vivi reproduz a relação de um guarda com sua senhora e não de dois amantes. Eu a defendi contra ameaças de outros índios , como eu , e de outros colonos , como ela. Sou:"

a) Peri, de "O Guarani";
b) Cacambo, de "O Uraguai";
c) Ubirajara, do romance do mesmo nome;
d) Loredano, de "O Guarani";
e) Irapuã, de "Iracema".

3. "Comecei do nada. Só tinha a companhia de Bertoleza. Fiquei rico construindo casinhas e cobrando aluguéis de gente como Rita Baiana. As casinhas se multiplicaram até formarem um grande cortiço. Só me faltava um título de nobreza. Já sabe quem sou?"

a) Jerônimo, de "O Cortiço";
b) Quincas Borba, do romance de mesmo nome;
c) Amaro, de "Bom Crioulo";
d) Raimundo, de "O Mulato";
e) João Romão, de "O Cortiço".

4. "Virgília me amava tanto que preferiu casar-se com Lobo Neves a unir-se a mim. Durante minha adolescência, Marcela amou-me durante 11 contos de réis. Mas elas não me afetam. Antes cair das nuvens que do segundo andar. Além disso, fui feliz por não ter tido filhos, sou fácil, não?"

a)Bentinho, de "Dom Casmurro";
b)Rubião, de "Quincas Borba";
c) Pedro, de "Esaú e Jacó";
d)Brás Cubas, das "Memórias Póstumas de Brás Cubas";
e) Simão Bacamarte, de "O Alienista".

5. Dediquei toda minha vida a uma traidora. Contrariei os desejos de minha mãe, Glória, que me queria padre. Fiz todas as vontades de Capitolina e a amei com toda a devoção. A resposta? O adultério, praticado justamente com meu melhor amigo. Ambos estão mortos. Que a terra lhes seja leve! Sou:"

a) Escobar, de "Dom Casmurro";
b) Ezequiel, de "Dom Casmurro";
c) Palha, de "Quincas Borba";
d) Bento, de "Dom Casmurro";
e) José Dias, de "Dom Casmurro".

6. "Sou um homem orgulhoso. Vivo no melhor país do mudo. Tacham-me de louco por defender a substituição do português pelo tupi. Ora, não seria esta a língua genuinamente nacional? No meu Brasil, em se plantando tudo dá -desde que haja defesa contra a praga das saúvas. Por mais que tentem me dissuadir, por meu país, faço tudo, vou até a guerra e, se necessário, ao cárcere. Meu nome é:"

a) Policarpo Quaresma, do "Triste Fim de Policarpo Quaresma";
b) Hermógenes, de "Grande Sertão: Veredas";
c) Augusto Matraga, de "A Hora e a Vez de Augusto Matraga";
d) Tructesindo Mendes Ramires, de "A Ilustre Casa de Ramires";
e) Cassi Jones, de "Clara dos Anjos".

7. Todo mundo é campeão em tudo. Nunca conheci ninguém que tivesse levado porrada na vida. Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. É impressionante como a evolução científica não foi acompanhada de evolução nos relacionamentos humanos. Talvez por isso, sou um homem só."

a) Meu nome é Fernando Pessoa (eu mesmo);
b) Ricardo Reis;
c) Bernardo Soares;
d) Alberto Caeiro;
e) Álvaro de Campos.

8. "Eu deveria dar uma pista pra você me descobrir. Mas ai! Que preguiça! Não quero participar desse quiz. Meu negócio é brincar!"

a) Sou Fabiano, de "Vidas Secas";
b)Sou Macunaíma, do livro de mesmo nome;
c) Sou Brás Cubas, de "Memórias Póstumas de Brás Cubas";
d)Sou Leonardo, de "Memórias de um Sargento de Milícias";
e)Sou Severino, de "Morte e Vida Severina".

9. "Compadre, o senhor não acredita na existência do Diabo. Não? Lhe agradeço. Ninguém nunca viu o dito cujo. Tem Diabo nenhum não. Explico ao senhor, o diabo vive dentro do homem. Não dá pra crer que tenha o coisa ruim. Mas é verdade também que não dá pra crer nem nos homens. Ou nas mulheres. Ou não sei mais. O senhor já sabe quem sou eu?"

a)Diadorim, de "Grande Sertão: Veredas";
b)Hermógenes, de Grande Serão: Veredas;
c)Riobaldo, de "Grande Sertão Veredas;
d)Joca Ramiro, de "Grande Sertão Veredas;
e) Miguilim, de "Manuelzão e Miguilim".

10. "Sou um advogado acostumado com a hermenêutica, que é a descoberta da lógica das leis e das palavras. A vida me mostrou que a sociedade só obedece a duas leis. A primeira é percor: perfurar e cortar. A segunda é a do tráfico de drogas que, como verifiquei, permeia toda a sociedade, da elite social e política a prostitutas do Rio. Vaguei num mundo de sexo, drogas e violência , numa história que se passa num verdadeiro inferno. Um inferno chamado Brasil."

a)Sou Máicou, de "O Matador";
b)Sou Gustavo Flávio, de "Bufo & Spallanzani";
c)Sou o comissário Matos, de "Agosto";
d)Sou Mandrake, de "A Grande Arte";
e)Sou Isaac Babel, de "Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos".

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GABARITO: 1.D 2-A 3-E 4-D 5-D 6-A 7-E 8-B 9-C 10-C

[Gramática] SIMULADO DE PORTUGUÊS

1- Assinale a alternativa em que a palavra formada com elementos gregos significa “ perturbação do sentido do tato” .
a) disafia
b) disfasia
c) disgensia
d) disosmia
e) disorexia

2- Assinale a alternativa em que a palavra composta com radicais latinos significa “ cultura de arroz ”:
a) sericultura
b) orizicultura
c) triticultura
d) cotonicultura
e) cunicultura

3- (UFPR) A formação do vocábulo em negrito na expressão “o canto das sereias” é:
a) composição por justaposição
b) derivação regressiva
c) derivação prefixal
d) derivação sufixal
e) palavra primitiva

4- Os vocabulários passarinho e querida possuem:
a) 6 e 8 fonemas respectivamente;
b) 10 e 7 fonemas respectivamente;
c) 9 e 6 fonemas respectivamente;
d) 8 e 6 fonemas respectivamente;
e) 7 e 6 fonemas respectivamente.

5- Quantos fonemas existem na palavra paralelepípedo :
a) 7
b) 12
c) 11
d) 14
e) 15

6- Qual a palavra que teríamos, se trocássemos a consoante grifada de pata pela sua homorgânica, teremos:
a) bata
b) lata
c) mata
d) cata
e) nata

7- Trocando-se a consoante linguodental da palavra nata pela sua homorgânica, teremos:
a) lata
b) tata
c) nada
d) pata
e) data

8- Assinale a alternativa em que a palavra contenha ditongo oral crescente:
a) eqüestre
b) guerreiro
c) quando
d) poucos
e) ninguém

9- Os vocábulos pequenino e drama apresentam, respectivamente:
a) 4 e 2 fonemas
b) 9 e 5 fonemas
c) 8 e 5 fonemas
d) 7 e 7 fonemas
e) 8 e 4 fonemas

10- (OSEC) Em que conjunto de signos só há consoantes sonoras?
a) rosa,deve,navegador;
b) barcos, grande, colado;
c) luta, após,triste;
d) ringue, tão, pinga;
e) que, ser, tão.

UOL

Ozamir Lima

GABARITO: 1-A 2-B 3-B 4-D 5-D 6-A 7-C 8-A 9-C 10-A

VESTIBULAR

O que evitar na redação


1) Emprego de pronome relativo

"Esta é a região a cujos os limites me referi há pouco"
Correção: Esta é a região a cujos limites me referi há pouco.
Comentário: cujo - pronome relativo: indica posse, equivale ao pronome possessivo seu, sua e concorda com o termo que sucede, dispensando, assim, o emprego do artigo (o, a, um, uma e seus plurais).


Você vai conseguir falar com gente que você nunca falou antes..." Bol - Brasil Online (Folha de S.Paulo, 25.10.99)
Correção: " (...) falar com gente com quem/ com as quais você nunca (...)".
Comentário: o pronome relativo deve aparecer regido de preposição com, pois quem fala, fala com alguém.


Os bancos internacionais, onde o Brasil é credor, decidiram rever as taxas de juros.
Correção: Os bancos internacionais, dos quais o Brasil é credor, ...
Comentário: o pronome onde, enquanto relativo deve sempre indicar lugar, exemplo, Eis o colégio onde estudo. O raciocínio que deve ser empregado neste exemplo é: o Brasil é credor de quem? - dos bancos internacionais; portanto, dos quais é credor.

2) Período longo demais


A menos que tenha muita segurança no que está dizendo, o aluno deve evitar períodos longos demais. Muitas informações em um só período quase sempre resulta em falta de clareza e ambigüidade.


"É segundo esta noção de projeto que vamos, a partir desta visão humanista da problemática urbana - sem deixar de levar em consideração as nossas condições de país de formação colonial - analisar os projetos de cidade expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais."
Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana.

3) Frases muito curtas - estrutura incompleta

"Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido." (Redação de aluno)
Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta.
Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses.

4) Problemas de significado e construção

"Era um belo sábado, uma noite muito agradável onde um lobo ruiva no alto da colina dos Andes, demonstrando estar solidário ou anunciando sua solidão...." (Redação de aluno)
Comentário: O trecho acima, extraído de uma redação de vestibular, apresenta alguns problemas de significado e de construção:
a) uso inadequado da palavra onde;
b) imprecisão vocabular ruiva em lugar de uiva e solidário em lugar de solitário;
c) incoerência externa: presença de colinas nos Andes.

5) Ambigüidade

A função da ambigüidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. É uma figura de palavra e de construção. Embora funcione como recurso estilístico, a ambigüidade também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má colocação da palavra na frase. Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o significado da oração.


Exemplo: " (...) os corpos do casal B serão exumados pela segunda vez nesta semana." (Folha de S.Paulo)
Comentário: os corpos serão exumados pela segunda vez desde que foi iniciado o inquérito ou os corpos serão exumados duas vezes numa mesma semana, "nesta semana"? (Unicamp)


Exemplo: "O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu um peru fantasiado de marine no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos." (Veja, 09/01/91)
Comentário: Às vezes, quando um trecho é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que lê. Um bom exemplo é o trecho acima, no qual há duas ambigüidades, uma decorrente da ordem das palavras e a outra, de uma elipse do sujeito.


Exemplo: "... onde comeu peru fantasiado de marine ..."
"... no mesmo bandejão em que era servido ..."
Comentário: Pode-se entender que o peru estivesse fantasiado de marine (fuzileiro naval), e não o presidente. Por outro lado, é possível entender que o presidente estivesse sendo servido aos soldados no bandejão, e não o peru.
Correção: O presidente americano, fantasiado de marine, produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, quando comeu peru no mesmo bandejão de que se serviam os soldados americanos.

Comentário:
O leitor deve levar em conta o fato de que o peru não estaria fantasiado de marine, nem o presidente poderia ser servido aos soldados americanos em um bandejão.


Exemplo: "O ministro Adib Jatene pediu no Senado a volta do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira e disse que " o Congresso não deve se vincular aos interesses da equipe econômica do Governo". Jatene quer utilizar em sua área os recursos do IPMF, que vigorou em 94 e descontava 0,25% de qualquer movimento bancário. A equipe econômica é contra."
Comentário: A leitura do título independente da notícia revela nele uma ambigüidade, pois pode-se interpretar "pede que a equipe econômica resista". A ambigüidade instaurada pelo título da matéria não explica se o pedido do ministro tem como destinatário o Senado ou a equipe econômica do governo. O texto, todavia, esclarece que o congresso deve resistir à oposição da equipe econômica, contrária à volta do IPMF.


Exemplo: "Calheiros participou da reunião ministerial com FHC no Palácio do Planalto, na qual ele voltou a pedir unidade no governo.
Comentário: A frase acima é ambígua porque não deixa claro quem voltou a pedir unidade no governo - Calheiros ou FHC?


Exemplo: "A principal notícia foi o bate-boca entre os presidentes do Senado e da Câmara que chocou a todos."
Comentário: A ambigüidade na frase acima pode ser desfeita com a seguinte reescritura: a principal notícia, que chocou a todos, foi o bate-boca entre os presidentes do Senado e da Câmara.

REDAÇÃO NOS VESTIBULARES

Já faz pelo menos uma década que um bom desempenho em redação virou sinônimo de chances maiores de ser aprovado nos vestibulares mais concorridos do país e, por isso, a valorização da habilidade da escrita é o recado mais claro do perfil do aluno desejado pelas universidades.


Para Maria Bernadete Abaurre, coordenadora-executiva do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a seleção dos candidatos tem também uma função social e política. "Há um diálogo entre provas e alunos. Não queremos o aluno que aceite tudo o que está escrito. Nos recusamos a crer que o jovem não tenha o que dizer", explica a coordenadora, que cita ainda como resultado dessa valorização da redação a queda significativa no número de provas anuladas.


"A escrita é um instrumento legítimo de cidadania. Quem não tem discurso próprio não tem autonomia", afirma Cida Custódio, professora do curso Objetivo.


Para o coordenador do vestibular da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), Fernando Prado, a dissertação, tipo de texto exigido na maior parte das provas, é a forma principal de comunicação escrita, tanto na universidade como na vida profissional.


A escolha da dissertação pelos vestibulares é estratégica. É o tipo de texto em que a capacidade argumentativa e de reflexão revela o potencial do candidato. Os editoriais dos jornais são boas fontes de inspiração, pois são textos dissertativos, opinativos e que tratam de temas atuais.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Objetivo do Cursinho

As sementes do cursinho pré-vestibular CNSC foram lançadas há seis anos,
O nosso cursinho conta com a experiência de brilhantes e talentosos professores .

Nosso maior objetivo é aprovar alunos em instituições do Ensino Superior , e em outros concursos.

Tem-se ainda como objetivo ajudar os alunos não apenas com um ensino conteudista de boa qualidade, mas também auxiliá-los em sua convivência diária. Isto é, ajudá-los diretamente, proporcionando novas perspectivas de como encarar as questões do cotidiano. Pretendemos, assim, proporcionar em um cursinho pré-vestibular, uma educação que os ajude não só a serem alunos, mas cidadãos melhores, mais conscientes nas suas responsabilidades e relações sociais.
Ozamir Lima