terça-feira, 10 de junho de 2008

[Roma Antiga] Legado - História Geral - Prof.: Elmo

OBRIGADO ROMA

Quem já leu ou ouviu isso?
Cidade Eterna. Cidade das sete colinas... Todos os caminhos levam a ela... É Roma! Capital do maior império que se tem notícia no mundo, dona de um vasto rol de contribuições para as sociedades de hoje a Civilização Romana possui ao longo de sua história um vasto legado político, histórico e cultural, onde podemos apontar o (a):
· Latim
· República
· Reforma Agrária
· Direito
· Cristianismo
· Reforma Agrária
Esses legados possuem uma importância enorme para nossa sociedade atual, que não podemos desvincular o grau de importância de cada uma.
A nossa língua portuguesa é uma língua oriunda do latim, surgido na região central de Roma (o Lácio), que hoje considerado morto, porém, ainda é utilizado na nomenclatura de classificação dos seres vivos.
A política agradece aos limites impostos pela República, onde na prática acabava com os governantes déspotas, indicando um limite nos mandatos dos governantes, excluindo a hereditariedade e os governos vitalícios.
Famílias sem terras, terras improdutivas, INCRA, MST... Problemas e siglas brasileiras, mas, um problema milenar, onde desde cedo os irmãos Graco (Tibério e Caio) em Roma, representantes da plebe no Senado durante o período Republicano (509 a.C. -27 a.C.) lutavam incansavelmente pela causa agrária, veio a ordem: - Peguem esses idiotas e matem! Onde hoje, apesar de muitas famílias assentadas, necessitamos de uma reforma agrária nacional e linear.
O direito de ir e vir e as prerrogativas dos povos estrangeiros, que hoje sofrem com a xenofobia, tem sua gênese em Roma Antiga. Não poderia deixar de fazer apologia ao primeiro código de leis escritas e compiladas do mundo, a Lei da XII tábuas, aprovado em Roma através das reivindicações feitas pela classe plebéia.
O maior império da história do mundo, também teve o privilégio de Jesus Cristo nascer em seus limites e também o dissabor de ser crucificado no seio do Império Romano, onde os romanos perseguiram, crucificaram e erradicaram milhares de cristãos, todavia, tornaram o cristianismo religião oficial em 380 d.C. através do Edito de Tessalônica criado pelo imperador Teodósio.
Roma berço do cristianismo e também centro irradiador da cultura renascentista pelo mundo...

Professor: Elmo

Nenhum comentário: