terça-feira, 10 de junho de 2008

HISTÓRIA DO BRASIL: CÉZAR SILVA

BANDEIRANTES: O PÃO NOSSO DE CADA DIA


A obtenção de água sempre foi um problema de grandes proporções para os bandeirantes. O saber indígena - acostumado a identificar - pela temperatura do vento - possibilitou o conhecimento das fontes vegetais.: cipós, árvore-fonte (denominada samaritana do sertão), um­buzeiro e o caraguatá, entre outras. Havia que se evitar as poças e rios, possivelmente pestilentos, recorrendo em alguns casos extremos ao sangue de animais, último recurso para vencer a angústia da sede.
O mel era um alimento fundamental para os bandeirantes, transforman­do-se em um recurso para os períodos de fome. Alguns índios eram especialistas em identificar as colmeias, sendo chamado meleiros.

"Acompanhando com olhos atentos a pequenina abelha silvestre, tão pequena às vezes como um pequeno mosquito, o índio encontra muitas vezes os favos cobiçados, depois de buscá-los pelos atalhos da floresta. Tal importância chegou a assumir esse trabalho para a vida do selvagem que alguns, interpelados sobre o motivo que os le­vara a arrancarem sobrancelhas e pestanas, prontamente respon­diam que assim o faziam para melhor acompanharem as abelhas em vôo." (BUARQUE DE HOLANDA, SERGIO)


O índio ensinou muitas de suas técnicas de caça e pesca aos bandeiran­tes, principalmente as armadilhas e a utilização de armas brancas envene­nadas. Os bandeirantes acabaram tornando-se hábeis no uso do arco e flecha, instrumento mais prático que as armas de fogo, já que podiam ser construídos durante a marcha, e não eram suscetíveis a variações climáticas.
O recurso de envenenar os peixes - utilizando algumas plantas tóxicas que matavam o peixe sem destituir suas qualidades comestíveis - era conhecido pelos portugueses, mas foi adaptado na colônia de acordo com os saberes indígenas.
Os bandeirantes aprenderam a ingerir diversas iguarias indígenas, co­mo cobras, lagartos, sapos, ratos e até mesmo formigas. O mais curioso é que alguns destes alimentos passaram a ser consumidos na vila de São Paulo, como a formiga saúva.
Era muito comum também que os bandeirantes promovessem o plantio de roças, utilizadas por expedições futuras, ou mesmo se apropriassem de roças de tribos derrotadas. No primeiro caso, destacou-se o milho come alimento básico de plantio, superando até mesmo a tradicional mandioca.
SOCIEDADE BRASILEIRA UMA HISTÓRIA: ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Aquino
Fernando
Gilberto
Hiram




Nenhum comentário: