- Em virtude do declínio do comércio de especiarias (cravo, canela, pimenta, entre outros temperos) com as Índias e da necessidade e urgência em proteger as terras americanas dos invasores estrangeiros, a ocupação dessas terras se fez necessária – era a colonização.
- A posse e a exploração das colônias significaria o fortalecimento do poder real e a expansão do comércio europeu.
- SURGIU NESSA ÉPOCA OMERCANTILISMO: Por essa política, o Estado (REI) se “intrometia” na economia, criando regulamentos para a produção, proibindo certas importações de mercadorias, protegendo alguns negócios, etc.
OBJETIVOS DA POLÍTICA MERCANTILISTA
Fortalecer o poder do rei e enriquecer a burguesia
Acumular metais preciosos
Obter balança comercial favorável
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA COLONIAL
No sistema colonial havia dois pólos opostos: a metrópole (país dominador da colônia) e as colônias (região dominada pela metrópole).
As colônias subordinavam-se política e economicamente às suas metrópoles. O centro de decisão e controle das atividades econômicas e político-administrativas das colônias estava, pois, na Europa.
No Sistema Colonial Mercantilista, chamamos de:
METRÓPOLE: O país dominador da colônia.
COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO: Região dominada pela metrópole.
PACTO COLONIAL: Relação de domínio político-econômico que a metrópole exercia sobre a colônia.
REGRA BÁSICA NO PACTO COLONIAL: A colônia só produzia o que a metrópole não tinha condições de fazer. Por isso a colônia não podia concorrer com a metrópole. A função da colônia era servir para o enriquecimento da metrópole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário