segunda-feira, 27 de julho de 2009

[Redação] A virgindade é um valor moral a ser preservado?

Proposta de julho de 2009

TEMA ATUAL


A virgindade é um valor moral a ser preservado?


Tanto a vida sexual precoce de muitos adolescentes quanto a opção pela virgindade são motivo de polêmicas. Nestes tempos de tolerância, ou permissividade, a castidade até o casamento volta a ser valorizada pelos jovens, como era por seus bisavós. Numa inversão de papéis, muitos pais da geração dos anos 1960 consideram seus filhos conservadores. Outros suspiram aliviados, ou porque são religiosos, ou porque têm medo de doenças sexualmente transmissíveis, ou, ainda, porque acham que a virgindade é sinal de juízo. Entre os jovens, há guerras de opinião em blogs e comunidades da internet. E você, o que acha? A virgindade até o casamento é ou não importante para o relacionamento de um casal?

Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:

Pureza: Jonas Brothers usam anel de virgindade


"Nós prometemos a nós mesmos e a Deus manter a virgindade até o casamento", declarou à imprensa Nick Jonas, integrante da banda americana teen mais famosa do momento. "É legal sermos reconhecidos como bons garotos", diz ele. Os irmãos Jonas são norte-americanos, roqueiros, evangélicos. A originalidade do grupo é a convicção da virgindade masculina, que é simbolizada pelos anéis de pureza nos dedos dos três irmãos. Apesar disso, as fãs, com gritos histéricos, querem beijá-los, abraçá-los ou manter qualquer tipo de contato físico com seus ídolos.

Precocidade e liberdade: mas em casa?


A geração de pais que fez a revolução sexual está confusa [...]. Os adolescentes de hoje são filhos da geração que se casou no final da década de 1970 [quando] estavam em alta o relacionamento liberal, o sexo livre e a contestação à ordem social. É gente que deu liberdade aos filhos, mas não incluiu aí modelo de comportamento sexual. [...]. O mais surpreendente não é a idade em que acontece a iniciação, mas onde: na casa da família.[...]. O garoto dorme com a namorada e tem o apoio explícito dos pais e amigos. A menina [...] não corre o risco de ser espancada porque fez sexo fora do casamento. Ao contrário, para muitos pais é motivo de alívio saber que se trata de um namoradinho conhecido e sadio. Pais tranquilos? Mais honesto é dizer que se resignaram ao mal menor. "A garotada encara a primeira vez como algo inevitável no desenvolvimento de qualquer pessoa", diz a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade, da Universidade de São Paulo.

[Veja On-line]

O tabu da virgindade hoje


A revolução de costumes e valores pela qual o mundo passou ao fim dos anos 1960 retirou o caráter sagrado da virgindade. Mesmo assim, deixar de ser virgem ainda é uma questão íntima e delicada para muitos adolescentes de ambos os sexos. Os jovens, em geral, reconhecem que a virgindade é uma condição que depende apenas da escolha pessoal. A liberdade de costumes permite que eles deem início à vida amorosa no período do namoro. Por outro lado, ainda existem resquícios do velho código moral que convivem lado a lado com os mais recentes modismos.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar.


Como se sabe, Iracema é a virgem dos lábios de mel e tem os cabelos mais negros que as asas da graúna. A virgindade física de Iracema se sustenta pela sua posição religiosa na tribo, pois ela é a "sacerdotisa de Tupã". Sua extrema paixão pelo português Martim, entretanto, é mais forte que os valores tabajaras, que ela transgredirá: inundada de amor, dá a ele o licor de jurema, na verdade um alucinógeno que lhe permite entregar-se ao amado sem que este tenha consciência da transgressão. Iracema sabe que, depois da entrega, só lhe restará abandonar sua tribo e seus valores...

[Expressões culturais no tempo e no espaço; Márcia Lígia Guidin, Pueri Domus Escolas Associadas, 2000]

Observações

.Seu texto deve ser escrito em língua portuguesa;

.Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;

.A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;

.Não deixe de dar um título a sua redação;


UOL

OZAMIR LIMA

DOWNLOAD DE PROVAS DE VESTIBULARES -UFRN

Vestibular 2009


Vestibular 2008



Processo Seletivo 2007



Processo Seletivo Para Educação Superior a Distância 2007.1

Processo Seletivo 2006

Processo Seletivo Para Educação Superior a Distância 2006

Processo Seletivo 2005

Processo Seletivo Para Educação Superior a Distância 2005

Processo Seletivo 2004

Processo Seletivo 2003

Processo Seletivo 2002

Processo Seletivo 2001


Fonte:Comperve

ozamir lima

[UFRN] Começam as inscrições para o Vestibular 2010

As inscrições para o concurso Vestibular 2010 da UFRN deverão ser realizadas a partir das 8 horas desta segunda-feria, dia 27 de julho, até as 23h59min do dia 30 de agosto de 2009, exclusivamente via Internet. Este ano serão oferecidas 6.307 vagas nos cursos de graduação, distribuídas em diferentes áreas, e como novidade a Universidade está abrindo um novo curso: Bacharelado em Engenharia de Software.

Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) para os candidatos pagantes. Ninguém precisa enfrentar fila. Para garantir a inscrição basta acessar o site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br), no qual estarão disponíveis o Manual do Candidato, o Edital do Vestibular 2010 e o Formulário de Inscrição. Na sequência o candidato deve preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele e enviá-lo eletronicamente com uma foto recente de tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg, para o documento. O candidato deve, ainda, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante, e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 31 de agosto de 2009, no local indicado na GRU.

O Vestibular para ingresso nos cursos de graduação da UFRN no ano de 2010 será realizado, simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A inscrição somente será consolidada mediante confirmação, pela COMPERVE, do pagamento efetuado. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

O candidato poderá optar por, no máximo, dois cursos (1ª e 2ª opções) de uma mesma área, no Campus Central (Natal, Jundiaí e Santa Cruz) ou no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), exceto quando a área não oferecer essa possibilidade.

O candidato com necessidades especiais que precisar de condições diferenciadas, para realizar as provas, deverá entregar um requerimento (em duas vias), acompanhado de atestado médico com a descrição de sua necessidade e especificando o tratamento diferenciado adequado. O requerimento e o atestado médico deverão ser entregues na sede da COMPERVE, no período de 27 de julho a 31 de agosto de 2009, no horário das 7h30min às 11h30min ou das 13h30min às 17h30min ou enviados por Correios com Aviso de Recebimento, endereçados à COMPERVE (BR 101, Campus Universitário, Lagoa Nova, 59078-900, Natal/RN). O candidato será avaliado por uma junta médica da UFRN, nos dias úteis do período de 05 a 09 de outubro de 2009.

As provas serão realizadas nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Informações completas: www.comperve.ufrn.br
UFRN
OZAMIR LIMA

UFRN lança site para divulgar literatura potiguar

O Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandense da UFRN lançará nesta quinta-feira, dia 30 de julho, o Portal da Memória Literária Potiguar. O evento será realizado no Auditório do Museu Câmara Cascudo, na Avenida Hermes da Fonseca nº 1398 – Tirol, a partir das 16h.O endereço eletrônico tem como objetivo disponibilizar para pesquisadores e público em geral obras e partes de obras de domínio público, divulgação autorizada, e de escritores potiguares, como também, promover a inclusão do acervo literário Norte-Rio-Grandense no espaço virtual da internet.

O portal lançado será www.mcc.ufrn.br/portaldamemoria/wordpress

Tribuna do Norte

Ozamir lima